Nilton Facci

PRO

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – São Paulo / SP. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela UNOPAR – Londrina/PR. Especialista em Contabilidade Gerencial pela UEM – Maringá/PR. Professor no curso de Ciências Contábeis da UEM – Maringá/PR. Professor em cursos de especialização em várias instituições de ensino superior.

Comentou em:

"O ESG e como ele influencia a área tributária"

Parabéns pelo texto, que apresenta uma visão interessante sobre a preocupação quanto a impactos no meio ambiente, assim como para…

Comentou em:

"Grupo econômico formado por diversas empresas do Simples Nacional – Simulação ou planejamento tributário lícito?"

Ótimo texto. Parabéns. Mas, sempre tem um más. Podemos considerar que os contadores sabem dos riscos desse tipo de situação…

Comentou em:

"Lobbying e Reforma Tributária: dúvidas sempre presentes nesse eterno debate"

Caro Dr. Orlando Vieira, gratíssimo pelos ótimos comentários. Entre tantos temas que existem nas relações entre as pessoas; entre grupos…

Lobbying e Reforma Tributária: dúvidas sempre presentes nesse eterno debate

Indústrias, construtoras, planos de saúde, agronegócio, funcionalismo público, ambientalistas e, não poderiam estar fora, congressistas. Temos uma forte impressão de que esses grupos parecem ser, ou talvez até assim entendam, “proprietários” de uma parte do Congresso Nacional. E, sempre que possível, também do Poder Executivo. Alguns desses até podem entender ...

Comentou em:

"Opinião: Ética tributária dos contribuintes e do Fisco"

Gratíssimo por nos brindar com esse ótimo texto. No livro História dos Tributos no Brasil estão descritos vários tipos de…

Comentou em:

"Archived: REMOÇÃO DO PROGRAMA DE EXCLUSIVIDADE – Antecipações de IRPJ e CSLL por Estimativa e/ou Balancete de Redução – Confronto Anual, Contabilização"

Não questiono a legislação. Questiono o nome contábil da conta. Entre outros, objetivo da contabilidade é constituir como meio de…

Comentou em:

"Archived: REMOÇÃO DO PROGRAMA DE EXCLUSIVIDADE – Antecipações de IRPJ e CSLL por Estimativa e/ou Balancete de Redução – Confronto Anual, Contabilização"

Ótimos comentários. Quando os pagamentos por estimativa foi maior do que o devido, os valores estarão contabilizados na conta contábil…

Comentou em:

"Archived: REMOÇÃO DO PROGRAMA DE EXCLUSIVIDADE – Exclusão do ICMS da base de Cálculo do PIS/Pasep e da COFINS – Contabilização da Recuperação do Tributo pago a maior no Lucro Presumido"

Ótima reflexão. Entendo que a nome da conta contábil precisa estar, o mais próximo possível, do fato real. Quando utiliza…

Comentou em:

"Recebimento de bonificação em dinheiro: Devo tributar PIS e COFINS?"

Bom texto. Parabéns. Sugestão para a empresa que efetuou a compra. Combinar com o fornecedor alguma forma de desconto no…

Comentou em:

"Ajuste a valor presente e a contabilização das Receitas e Tributos"

Caro Doutor Djalma. Na prática, quase quase que somente algumas empresas de grande porte, na opção Lucro Real, fazem algum…

Comentou em:

"Ajuste a valor presente e a contabilização das Receitas e Tributos"

A não ser que as condições de vendas a vista e a prazo estejam explícitas para as duas partes, acredito…

Comentou em:

"Opinião: Proposta de reforma tributária aumenta carga fiscal dos prestadores de serviços"

Bom dia !!! Com base no exemplo apresentado, tem certeza que não existe possibilidade de nenhum de créditos da CBS?…

Comentou em:

"Opinião: Os impactos da unificação do PIS e da Cofins na carga tributária das empresas"

Bom texto. Particularmente entendo que as mudanças podem ser excelentes, neutras ou ruins. Depende da forma como estará a proposta.…

Novos desafios para a Contabilidade Societária frente à pandemia

As notícias dos últimos 30 dias, propagadas repetitivamente nos meios de comunicação, têm tirado o sono de muita gente. Alguns entusiastas defendem que é preciso focar somente na saúde e que a área econômica ficará para depois, mas se esquecem que se a economia quebrar (empresas que fecham ou reduzem ...

Comentou em:

"Transparência Tributária: Informar a carga tributária por “dentro ou por fora”?"

Tentemos entender o cálculo. Custo de aquisição R$ 5,00. Tributos sobre vendas de 39,25%. Lucro desejado de 20% (R$ 1,00…

Comentou em:

"Opinião: Planejamento tributário é remédio necessário para as clinicas médicas"

Como forma de contribuir para as análises de tributos incidentes nas atividades de clínicas médicas, foi publicado o livro Influências…

Comentou em:

"O recolhimento do IRPJ e da CSLL por estimativa"

Conforme o Artigo 219, a pessoa jurídica que optar pelo lucro real, para o período anual, DEVERÀ fazer apuração e…

Comentou em:

"Curiosidades sobre o Imposto de Renda no Brasil"

Parabéns pela pesquisa e texto !!!

Comentou em:

"Tributação de vendas de imóveis no Lucro Presumido  "

Uma dúvida: Se a opção for pelo Lucro Real Trimestral, com a utilização do regime de competência??

Comentou em:

"Reorganização Societária como forma de Planejamento Tributário"

Parabéns pelo texto. A ideia de separar atividades em pessoas jurídicas específicas sempre pode ser uma opção para grupos econômicos.…
Pular para a barra de ferramentas